sexta-feira, 23 de junho de 2017

O mercado de SEO em 2017

Especialistas em digital marketing, SEO ou em data analytics são as profissões que as empresas mais procuram na área digital, segundo uma conclusão da consultora de recrutamento Michael Page.

As funções de digital marketing specialist, de SEO, SEM, data analytics manager, de content marketing manager, head of e-commerce, e de social media specialist são as mais procuradas pelas empresas no momento de contratarem novos colaboradores para a área digital.
Com uma estratégia para otimizar o tráfego para seu blog, você pode fazer com que ele tenha uma boa posição nos sites de busca, fazendo com que seu conteúdo seja mais facilmente localizado, atraindo mais visitantes para a sua página e consequentemente, mais vendas para sua empresa. Em casos de nichos muito específicos, isso é fundamental.
Outro benefício é que, ao atrair clique para seu blog, a tendência é que elas participem das discussões e deem sugestões para novos conteúdos. Uma dica simples de SEO, que muitos deixam de aplicar, é trabalhar com links internos, que otimizam a audiência em outras páginas do seu site e mantém o cliente conectado ao seu blog por mais tempo.

Mas você só sabe disso se leu essa postagens ou se contratou um analista de SEO, do qual falamos no início e muitos nem sabiam que existem...


Então, ficou claro que o SEO é a bola da vez no mercado de Marketing Digital. Como o mundo está virando Mobile, ainda é mais difícil encontrar bons analistas de SEO que já estejam enxergando essa realidade. Além disso, a experiência do usuário continua sendo um dos principais objetivos do Google.

A cada dia, as estratégias de marketing tendem a se adaptar ao formato mobile. Essa é uma das grandes tendências que pretendem influenciar não apenas no tipo de plataforma de comunicação a ser usada em sua estratégia, mas também o formato, linguagem, redes sociais, anúncios e SEO.

Por isso, é preciso estar atento às tendências de marketing digital e a todas as mudanças que ocorrem no mercado, para obter ótimos resultados por meio de estratégias aprimoradas e otimizadas.





Fornecer o conteúdo que quiser, sem distrações e o mais original e mais rápido possível, sempre foi seu objetivo principal para os usuários. É por isso que esses sites que atendam aos requisitos e diretrizes do Google, têm a ganhar em termos de rankings SEO no ranking SERPs. 

A tecnologia AMP pode reduzir entre 15 e 85% o tempo de carregamento de um conteúdo web, por isso, se isso beneficia o usuário, o Google também premia o posicionamento desse site. Se você já faz uso do AMP, estenda isso a todo o seu site, e não apenas à página principal, como infelizmente a maioria está fazendo. Se você não sabe o que é AMP, este site pode te ajudar.

Outra tendência atual é o investimento em Inbound Marketing. O Google cada vez mais entende o que o usuário quer, pois seu algorítmo está especializado em semântica. Então aqueles sites spineados, cheios de stuffing keyworlds e todas aquelas porcarias que estávamos acostumados a ver, graças a Deus, estão perdendo força.

Qualquer projeto WEB deve estar preparado para essas mudanças de formato de pesquisa. A nova geração pesquisa muito por voz, o que vai provocar um novo formato de long tails. Cada vez mais a semântica vai ser fator de referência e de peso em uma estratégia de otimização.

E aliado a tudo isso, não podemos deixar de falar de Black Hat e White hat. O que? Não sabe o que é isso? Com a palavra, o Sr. Matt Cutts, do Google:


Agora que já entendeu todo esse universo SEO, que tal aprender 6 dicas para te ajudar a manter sua relevância nesse mercado cada vez mais concorrido? Vamos lá!

1. Conteúdos específicos
O marketing de conteúdo é e continuará sendo essencial para que sua estratégia conquiste bons resultados. A produção de conteúdos originais e relevantes é muito importante para atrair leads.
2. Vídeo marketing
Os vídeos são o futuro do marketing digital. Além de o YouTube ser uma das plataformas com mais usuários ativos no mundo, a visualização de vídeos por meio do Facebook cresceu muito nos últimos anos.
3. Anúncios segmentados
Os anúncios são de extrema importância para o marketing digital. Suas exibições privilegiadas em mecanismos de buscas, redes sociais e outros canais, somadas ao aumento da lembrança da marca e intenção de compra pelo usuário, tornam esta maior exposição da marca através dos links patrocinados essenciais para conquistar mais vendas.
4. SEO otimizado
Quem trabalha com marketing digital, sabe da importância de otimizar o SEO (Search Engine Optimization) em sites, blogs e vídeos. Porém, isso não se resume apenas à inserção de palavras-chaves, links internos e externos. Com a atualização dos algoritmos dos sites de busca, como o Google, estão sendo valorizados conteúdos com SEO, mas que possuem valor para o usuário. Por isso, não é indicado colocar links e palavras-chaves que não tenham relação com o seu material. Procure sempre pensar no conjunto, um bom SEO construído a partir de um conteúdo relevante e de qualidade.
5. Automação de marketing
Diante de tantas práticas de marketing digital a serem implementadas, será ainda mais necessário à utilização de softwares de automação de marketing. Isso envolve ferramentas para produção e gerenciamento de conteúdo para blogs e redes sociais, com o objetivo de organizar o calendário de postagens e permitir que elas sejam feitas de um único local.
6. Novos recursos de mídias sociais
Atualmente o Instagram, Facebook e YouTube são os líderes entre as mídias sociais com mais usuários ativos. Por isso, eles estão sendo aprimorados, ganhando recursos diferenciados, cada vez mais interativos.
O Instagram, por exemplo, agora possui o Instagram Stories, recurso semelhante à “Minha História” do Snapchat. O Facebook, por sua vez, está aumentando a sua relevância, seja por meio das reações com variações do botão de like, ou pela transmissão de vídeos ao vivo.
O que está influenciando todas essas mudanças é o formato mobile, que cresce mais a cada dia. Por isso, é essencial produzir conteúdos, ter um site responsivo e utilizar estratégias específicas para este novo formato de acesso à internet, que já é realidade.

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